imagem de fundo
 
Ortodontia Invisível/
 

Nas clínicas dentárias Oralklass temos disponíveis uma série de técnicas ortodônticas entre as quais duas delas podem ser consideradas "invisíveis":

ORTODONTIA LINGUAL
O desenvolvimento da ortodontia lingual originou um salto qualitativo nos tratamentos ortodônticos, oferecendo mais uma opção de tratamento. Nesta técnica, utilizam-se os elementos tradicionais (brackets, arcos, elásticos, molas, etc) mas colados pela face lingual dos dentes. Assim, há um benefício estético por parte do paciente, pois não ocorre aumento do volume na região dos lábios, nem o risco de lesões nas bochechas e lábios provocadas por choque. Mas a grande vantagem é, essencialmente, o facto de ser uma técnica praticamente invisível.

ORTODONTIA COM GOTEIRAS OU ALINHADORES TRANSPARENTES
Método quase invisível para corrigir os dentes, utilizando uma série de alinhadores transparentes, removíveis e confortáveis. Cada alinhador é ligeiramente diferente dos anteriores para que os dentes se vão movendo, pouco a pouco, até alcançarem a posição desejada. Cada alinhador deverá ser utilizado aproximadamente duas a quatro semanas, antes de ser substituído pelo seguinte. A duração do tratamento varia, dependendo de cada caso concreto, mas geralmente a média do tratamento de ortodontia invisível é de doze a dezoito meses. Os resultados são visíveis desde as primeiras semanas. Como é transparente, praticamente ninguém vai notar que o tem posto. Além disso, pode ser retirado com toda a comodidade para comer e lavar os dentes. Este tratamento corrige a maioria dos problemas mais comuns: dentes tortos, encavalitados, separados e determinados tipos de sobremordida ou mordida cruzada.

Perguntas frequentes

É um tratamento só para adultos?
- Não, a única condição é que todos os dentes sejam definitivos. No entanto, o paciente deverá comprometer-se a utilizar sempre os alinhadores, salvo para comer, beber e fazer a higiene oral.


Pode-se comer e beber com os alinhadores postos?
- Não, mas como são removíveis, pode retirá-los com toda a comodidade e descrição para comer e beber. É importante mantê-los limpos: não deixar restos de comida e açúcares entre os dentes e os alinhadores para evitar as cáries e doenças das gengivas.


Pode funcionar com coroas ou pontes?
- Se já tem todos os dentes definitivos, é muito provável que possa ser tratado com ortodontia invisível, mesmo que tenha coroas ou pontes.


Qual a duração do tratamento?
- Regra geral, o tratamento dura entre 12 a 18 meses, variando consoante cada caso concreto.


E como sei como vou ficar depois do tratamento?
- Graças à mais avançada tecnologia de processamento de imagens por computador, pode visualizar antes de iniciar o tratamento o resultado esperado no final.


É verdade que não se notam os alinhadores?
- Os alinhadores são fabricados com plástico transparente, por isso, são praticamente invisíveis, mesmo de perto.


Os alinhadores doem?
- É normal nos primeiros dias sentir algum incómodo, mas é passageiro. Os alinhadores são macios, por isso não magoam o interior da boca. No entanto, sentirá um pouco de pressão, mas é sinal que os alinhadores estão a actuar.